
Um artigo científico elaborado por ex-alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Cathedral ganhou destaque nacional por melhorar consideravelmente a qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças cardíacas e precisam utilizar o marcapasso.
Raphaelly Ferreira Leite e Gibson de Souza, hoje já fisioterapeutas, foram convidados a apresentar o trabalho no XXVI Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas e depois de serem sabatinados por perguntas, tiveram o artigo completo publicado na Revista Latino Americana de Estimulação Cardíaca Artificial, uma das mais conceituadas publicações do segmento na América Latina.
Tamanha repercussão se deve aos bons resultados práticos apresentados com a aplicação da técnica de ‘reabilitação cardiovascular’ em um paciente portador de Insuficiência Cardíaca que utiliza o Ressincronizador Cardíaco (Marcapasso Biventricular) . “A comunidade científica não sabia o que fazer com alguns pacientes que usavam este tipo de marcapasso e depois de um tempo voltavam a sentir cansaço, falta de ar e por isso tinham pouca qualidade de vida e esse paciente respondeu muito bem a reabilitação cardiovascular”, explica o médico cardiologista Emanoel Gledston Licarião, um dos orientadores do Artigo Científico.
O protocolo utilizado pelos então alunos de fisioterapia, consiste em colocar o paciente para fazer uma hora de exercícios aeróbicos, com aquecimento, esforço e desaquecimento, monitorando a pressão arterial e os batimentos cardíacos de perto. A sessão deve ser repetida pelo menos cinco vezes por semana. Ao final de 18 sessões, o paciente apresentou ótimos resultados nos exames laboratoriais com diminuição de colesterol, triglicerídios, a pressão arterial voltou a normalidade, a resistência física aumentou e consequentemente, a qualidade de vida deu um salto.
“A repercussão do trabalho no meio acadêmico e na prática clínica foi de grande importância servindo de estímulo para a utilização dos protocolos de Reabilitação Física neste tipo de paciente”, diz Licarião, reforçando que a história do tratamento para quem sofria de doenças cardíacas desse tipo consistia em três fases: tratamento clínico conservador com a utilização de medicação e dieta, em seguida do Ressincronizador e se não houvesse melhoras, só mesmo o transplante resolveria o caso. Agora há mais uma chance do paciente recuperar a qualidade de vida com a ‘reabilitação cardiovascular’.
O fisioterapeuta Gibson Souza conta que o paciente que recebeu o referido protocolo de tratamento também contribuiu com o tratamento, não faltando a nenhuma sessão e cumprindo com o recomendado. “A família também deu bastante apoio, o que é muito importante para a recuperação do paciente”, destaca. “Agora em julho pretendemos viajar para Curitiba aonde vamos fazer uma pós graduação nessa área para poder dar continuidade a esse trabalho”, diz a fisioterapeuta Raphaelly Leite, que revela ter tido a idéia de trabalhar com esse tema desde o segundo ano da faculdade.
O médico Fernando Perez, professor da Cathedral e também orientador do trabalho diz que agora precisam de incentivo do Governo para que o protocolo seja aplicada em pacientes em da rede pública de Roraima. “Esse tratamento diminuiria a indicação de transplantes reduziria a mortalidade e aumentaria a qualidade de vida das pessoas que convivem com esse tipo de problema. E é um tratamento de baixo custo”, afirma. O diretor acadêmico da Cathedral, Geraldo Ticianeli, que também é fisioterapeuta, disse que o resultado do artigo é uma satisfação para a toda comunidade acadêmica Cathedral. “É muito bom ver os resultados positivos do que ensinamos aqui dentro da Cathedral e a qualidade dos nossos egressos”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário